O Vaginismo



É sempre muito importante desmistificar quaisquer fatores relacionados com o Vaginismo.

Definição: Vaginismo é uma disfunção sexual feminina e podemos defini-la como contração involuntária dos músculos que circundam o canal vaginal, ou seja, contração involuntária do canal vaginal, essa mulher não tem controle sobre essa contração... Por esse motivo não consegue ter relação sexual com penetração peniana!
O Vaginismo pode ser considerado como uma dificuldade persistente e/ou recorrente de permitir a introdução do pênis, de dedos ou de qualquer objeto dentro do canal vaginal, independente dessa mulher manifestar o desejo de ser penetrada.  O Vaginismo pode causar o impedimento total ou parcial à penetração, e também podemos dividi-lo quanto à classificação, que pode ser:

Primária: quando essa mulher sempre manifestou a dificuldade de ser penetrada, desde a iniciação sexual.

Secundária: essa mulher já teve momentos de atividade sexual normal com penetração peniana e por algum motivo ou trauma... Não consegue mais ter a relação com a penetração peniana.

Situacional: quando a mulher apresenta episódios diferenciados quanto à presença de algum fator, pode ser por parceiro específico, tipo de objeto a ser penetrado (algumas dessas pacientes conseguem realizar exames ginecológicos e avaliação fisioterapêutica), local ou ambiente onde ocorre a prática sexual!

Os fatores que podem levar uma mulher a ter Vaginismo são diversificados, tais como:

Educacional e/ou Cultural: devido a uma criação repressora ou informações errôneas ou ausentes.

Religioso: onde o sexo é associado ao pecado (incontrolável sentimento de culpa)

Dispareunia: dor persistente e recorrente ao ato sexual

Trauma Sexual Anterior: Abusos, Estupros ou Moléstias

Hostilidade a Figura Masculina: comportamento hostil a presença de qualquer homem, ela pode ter presenciado ou sofrido maus tratos durante a infância, adolescência ou até mesmo vida adulta

O tratamento do Vaginismo é sempre de caráter Multiprofissional, com a presença de Médicos Ginecologista Especialistas em Sexualidade, Sexólogos, Psicólogos Especialista em Sexualidade e Fisioterapeutas Especialistas em Saúde da Mulher. Muitas pessoas perguntam o porquê da presença e qual a função do Fisioterapeuta no tratamento do Vaginismo. Como já foi dito o Vaginismo é uma disfunção sexual feminina e em sua grande maioria, as disfunções sexuais possuem uma causa Psicológica, porém a reação é Física... Levando essa mulher a ter alterações músculo-esqueléticas importante, tais como: alteração da postura, contraturas corporais dos músculos da Coxa, Glúteos, Pelve, Abdome e Tronco além da contração dos músculos do assoalho pélvico (ao redor do canal vaginal), levando assim a uma alteração de tônus muscular em todo seu corpo!

O Tratamento Fisioterapêutico é baseado nas alterações muscular corporal e perineal, iniciamos o tratamento com sessões de relaxamento e conscientização corporal, fazendo com que essa mulher passe a se conhecer e a perceber as reações que estão acontecendo em seu corpo, para que essa possa começar a ter domínio sobre ele (corpo). Fazemos exercícios de Respiração para ajudar no Relaxamento Corporal e também diminuir a ansiedade durante as terapias corporais, esses exercícios são realizados primeiramente em colchonetes e a partir do momento que essas pacientes estão preparadas passamos para a maca ginecológica, para iniciarmos o tratamento com palpação dos músculos da Coxa, Interno de Coxa, Glúteo, Pelve e Períneo (musculatura ao redor da região da vagina), o tratamento é minucioso e lento... Pois essa palpação é milimétrica e cuidadosa para que não haja contrações involuntárias ou espasmos musculares, até chegarmos à região de vulva (grandes e pequenos lábios, clitóris e canal vaginal) muitas mulheres apresentam uma hipersensibilidade absurda nesta região. Passamos a fazer o que chamamos de manobras de dessensibilização e/ou liberação miofacial perineal (massagem) na região de vulva até chegarmos à entrada do canal vaginal, o próximo passo será a introdução Unidigital (dedo indicador) até conseguirmos o toque Bidigital, (dedos indicador e médio) somente após esse processo poderemos fazer as massagens dentro do canal vaginal para a liberação dessa musculatura que é tão contraturada, cheia de espasmos e dor. A Fisioterapia ainda usa como recursos os Aparelhos de Eletroestimulação (correntes elétricas) para aliviar a musculatura levando ao relaxamento e diminuição da dor e o Biofeedback para melhorar a consciência e domínio da musculatura dessas mulheres que conhecem tão pouco seu próprio corpo!

É um tratamento que requer paciência de ambas as partes (fisioterapeuta e paciente), porém o principal é que essas mulheres sejam acompanhadas e tratadas por Profissionais da Fisioterapia que sejam Especialistas em Saúde da Mulher e que tenham cursos e experiência na área de Sexualidade Feminina.

Para as mulheres que apresentam algum desses sintomas ou já possuem o Diagnostico de Vaginismo, porém estão sem atendimento específico. Ligar para o Setor de Ginecologia Endocrina, Setor de Sexualidade da Unifesp para marcarmos Palestra e posteriormente Triagem tel: (11) 5549-6174. As pacientes atendidas na triagem terão que aguardar lista de espera para tratamento, devido a grande procura!
E para aquelas que querem ser tratadas no Consultório entrar em Contato através do email: deliriosedeleites@gmail.com