terça-feira, 22 de março de 2011

Qual é realmente a diferença entre Sexo e Sexualidade



Como vcs já devem ter percebido tenho a mania de escrever durante a madrugada...um pouco por que gosto e tb por que tenho insônia!! Distúrbios do Sono a parte gosto muito de escrever com o coração, deixar a emoção falar mais alto! Por esse motivo resolvi escrever a respeito de duas palavrinhas que fazem parte do nosso cotidiano, mas são tão mal compreendidas! Por que será hein???
Posso garantir a vcs que a grande maioria das pessoas não sabem diferencia-las ou seja confundem mesmo seus significados, uma está direitamente relacionada com a outra...vamos entende-las de uma vez por todos!

Sexo ou Ato Sexual - ato e/ou relação sexual entre duas ou mais pessoas (cada um sabe das suas preferências e escolhas), o diferencial de um bom profissional da área da Sexualidade Humana é ser isento de qualquer preconceito, saber escutar...como sempre falo ser mais Ouvidos do que Palavras!!

Sexualidade - faz parte do nosso dia a dia, é nossa maneira de ser e vivenciar tudo que a vida possa nos oferecer, então posso com certeza dizer que Sexo tem a ver com a maneira que expressamos  nossa Sexualidade, ou seja falando ao pé da letra com todos os Delírios e Deleites que a vida possa nos proporcionar.

A Sexualidade

A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado dos outros aspectos da vida. A sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso. É energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influência pensamentos, sentimentos, noções e integrações, portanto, a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deve ser considerada como direito humano básico. A saúde sexual é a integração dos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais que influenciam a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor (MUSEU DO SEXO, 2003).